
Kartismo no Brasil

No Brasil, o kartismo começou a tomar-se conhecido com a primeira prova realizada em São Paulo, no dia 13 de agosto de 1960. A corrida foi organizada por Claudio Daniel Rodrigues, construtor do primeiro modelo brasileiro, o Rois Kart, e teve como vencedor o piloto Maneco Combacau.
Atualmente, acontecem no país dois grandes campeonatos nacionais, a Copa do Brasil de Kart e o Campeonato Brasileiro de Kart. Além deles, há diversos outros campeonatos estaduais e centenas de regionais.
Assim como o kartismo formou grandes pilotos internacionais, no Brasil não foi diferente. Por aqui, temos nomes de peso que começaram suas carreiras pilotando karts, entre eles: Wilson Fittipaldi Jr, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Massa, entre tantos outros.
Nos últimos anos, o kartismo vem conquistando espaço junto ao público que gosta de automobilismo. Dois principais motivos têm ajudado nesse crescente interesse por essa prática esportiva:
Em primeiro, o maior acesso à categoria através do kartismo amador, incluindo o karts indoor e de aluguel. Essas categorias proporcionam que as pessoas sintam na pele adrenalina de pilotar um kart em uma pista.
O segundo fator importante está diretamente ligado às redes sociais e transmissões ao vivo. Vários campeonatos, oficiais e amadores, já transmitem suas corridas pela internet, através do Youtube ou suas páginas. Além disso, campeonatos nacionais como As 500 Milhas de Kart e o Campeonato Brasileiro de Kart têm atraído a atenção de canais de TV especializados em esporte, como a Spotv, por exemplo.